Sobre o Site

alfabeconputer

O Site Alfabeclicando foi organizado de forma a contribuir com a formação em tecnologia educacional de professores que utilizam o Blog. Li uma vez que “tentar resolver os problemas com teoria é o mesmo que tentar matar a fome lendo o cardápio”. É uma frase interessante, porque quando estamos focados no nosso trabalho em sala de aula, quase sempre procuramos idéias e atividades rápidas e práticas para serem “reproduzidas” com nossos alunos.

A teoria na educação não deveria ter esse lugar distanciado e quase paralelo ao que vivenciamos em sala de aula. Na minha experiência consegui unir teoria e prática educativa, pois acredito que ambas devem caminhar juntas no nosso ofício do magistério.

O que percebo em muitos colegas, é uma ânsia por atividades práticas, que muitas vezes são “reproduzidas” com os seus alunos, mas que nem sempre são bem sucedidas. Isto porque falta conhecimento teórico e metodológico. O professor deve refletir e utilizar seus conhecimentos teóricos para, a partir do relato de experiências de práticas pedagógicas, elaborar as suas próprias. As atividades realizadas com os alunos devem ser contextualizadas de acordo com a realidade histórica e social dos seus alunos e com os objetivos planejados; e resultado de um processo reflexivo dos professores, utilizem elas alguma tecnologia ou não.

Através do Blog Alfabeclicando, recebi muitos emails e mensagens de professores preocupados com essas questões. A teoria realmente é fundamental para se pensar o papel das tecnologias na escola, para o planejamento das ações, para novas formas de atuação do professor e para compreendermos as relações das tecnologias e mídias com as crianças contemporâneas.

Para ler mais sobre esses assuntos, convido vocês a visitarem o Site Alfabeclicando: www.alfabeclicando.com.br

Além de artigos, reflexões, materiais multimídia, vocês encontrarão dicas de sites e livros sobre o tema Informática e Tecnologia na Educação Infantil e Alfabetização.

(Atenção, o site ainda está em construção. Quando o conteúdo estiver pronto farei a divulgação)

 

assinatura_luzinha


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *